O sonho da casa própria é a meta de muitos cidadãos em todo o Brasil, mas você sabia que é possível seu FGTS para construir?
Esse parece ser o procedimento mais simples de se utilizar o FGTS.
Se você quer saber como isso é feito e também quer entender como a utilização deste recurso pode ser feita através de outros programas voltados para a construção, continue a leitura.
Descubra como utilizar o FGTS para construir a casa dos seus sonhos, a seguir.
FGTS para construir: Como usar?
Antes de utilizar o FGTS para construir é necessário atender a uma série de requisitos:
- Ter mais de 18 anos ou emancipado
- Ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente
- Comprovar renda
- Possuir capacidade civil
- Não ser inadimplente.
Esses são apenas alguns dos requisitos que devem ser atendidos.
Mas, você também deve levar em consideração que antes de aprovação do uso do FGTS, a instituição financeira que fará a aprovação da liberação desse crédito também fará uma profunda análise.
Após essa análise, você pode ganhar acesso ao Construcard.
Sendo que após a instituição, aprovar o processo de financiamento e assinar o contrato, o cartão pode ser entregue em sua residência ou retirado em uma agência bancária.
Os documentos necessários para a obtenção do cartão são:
- CPF
- RG
- Comprovante de renda recente
- Documentos de residência.
Também, pode ser necessária a comprovação de propriedade de imóvel através do:
- Cartão de IPTU com vencimento no mesmo ano
- Certidão de registro de propriedade
- Comprovante impresso por funcionário da Caixa Econômica Federal no caso de imóvel autofinanciado pela instituição.
Esse recurso também pode ser utilizado em imóveis de terceiros, sendo que para uso é necessária uma declaração de conhecimento, além do comprovante de propriedade, que deve ser assinado e autenticado pelo proprietário.
Vale lembrar que a duração do Construcard é de 6 meses, período durante o qual o beneficiário deverá adquirir todos os materiais necessários à construção.
O FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e é um direito concedido a todos os trabalhadores que são contratados pelo regime de Consolidação de Leis do Trabalho.
Quem trabalha sob esse regime tem um valor depositado mensalmente em uma conta que é aberta no momento da contratação.
Esse valor equivale a 8% do salário, sendo depositado mensalmente em uma conta da CEF (Caixa Econômica Federal) que é vinculada ao CPF do empregado.
Em caso de demissão sem justa causa esse valor pode ser sacado pelo trabalhador.
Em alguns casos as pessoas podem utilizar os recursos do FGTS para a compra de imóveis prontos, para construir e também para reformas.
Posso reformar um imóvel com o FGTS?
Sim, pode usar na reforma do seu imóvel.
Outra opção de utilização dos recursos do FGTS na construção é através do FIMAC, o Financiamento de Material de Construção.
Também, tem a opção de usar o FIMAC na sua reforma, já que esse tipo de crédito é para obras menores, com valores menores até R$ 20.000, sendo um excelente recurso para quem está pretendendo reformar uma pequena parte da casa.
Para ter acesso a este financiamento, a documentação exigida deve ser enviada juntamente com o plano de trabalho.
As contribuições para o fundo de garantia devem ter sido feitas há pelo menos 3 anos e não deve haver nenhum outro financiamento ativo, o imóvel não deve ultrapassar o valor de R$ 500.000,00.
Gostou do nosso texto sobre utilizar o FGTS para construir? Para mais informações consulte os sites das instituições financeiras e para mais artigos como esse continue nos acompanhando.