Uma das modalidades implementadas recentemente para ter acesso parcial ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), é o Saque Aniversário FGTS.
Ele pode ser solicitado por qualquer trabalhador que tenha registro na CLT e com alguma quantia lá depositada.
Essa modalidade existe desde 2020, onde o trabalhador pode retirar parte do valor que consta nas contas ativas e inativas. Isso poderá ser feito todos os anos próximo a data de aniversário.
O Saque Aniversário, não traz nenhum prejuízo ao trabalhador que fizer a adesão, mas caso o trabalhador seja demitido sem justa causa os valores descontados durante os saques não serão mais contabilizados.
Segundo o site do G1, desde seu lançamento em 2020, o Saque Aniversário já foi utilizado por mais de 21 milhões de trabalhadores.
Uma dúvida que tem sido comum é como fazer o Saque Aniversário FGTS e o calendário de recebimento, fique atento que neste artigo vamos respondê-las.
Saque Aniversário FGTS: Calendário de pagamentos
O calendário do Saque Aniversário FGTS seguirá de acordo com o mês de nascimento do beneficiário, data início e fim do saque:
- Janeiro: 3 de janeiro a 31 de março
- Fevereiro: 1 de fevereiro a 29 de abril
- Março: 2 de março a 31 de maio
- Abril: 1 de abril a 30 de junho
- Maio: 2 de maio a 29 de julho
- Junho: 1 de junho a 31 de agosto
- Julho: 1 de julho a 30 de setembro
- Agosto: 1 de agosto a 31 de outubro
- Setembro: 1 de setembro a 30 novembro
- Outubro: 3 de outubro a 30 de dezembro
- Novembro: 1 de novembro a 31 de janeiro 2023
- Dezembro: 1 de dezembro a 28 de fevereiro 2023.
O prazo de adesão ao Saque Aniversário para ter acesso a parte do valor depositado na conta durante este ano, sempre vai terminar no último dia do mês de aniversário do trabalhador.
Suponhamos que você faça aniversário no dia 9 de janeiro, você terá até o dia 31 de janeiro para solicitar a adesão ao Saque Aniversário.
Você terá o saque disponível em um período de 3 meses, a contar do primeiro dia útil do seu mês de aniversário.
Caso o trabalhador tenha optado pelo Saque Aniversário e depois mude de ideia, terá que esperar 24 meses para que a mudança tenha efeito.
Quem preferir se manter nos moldes atuais, com o saque de rescisão, onde o saque é feito integralmente em casos de demissão, não precisa fazer nada.
Como fazer o saque?
A primeira coisa que você precisa ter em mente na hora que decidir fazer o Saque Aniversário, é que você precisa estar trabalhando de carteira assinada (CLT) ou ter alguma quantia em contas no FGTS, se não estiver trabalhando com registro.
Outra coisa que você vai precisar fazer, é optar por fazer a mudança de saque do FGTS.
Caso você ainda não tenha feito isso, o seu saque rescisão continua ativo.
Para fazer a mudança para o saque aniversário, você vai precisar:
- Acessar o aplicativo do FGTS pelo celular Android ou iOS ou utilizar o site do FGTS, entrar no internet banking da CAIXA ou ir até uma das agências do banco
- Criar um login ou entrar com seu acesso e seguir as instruções apresentadas na tela do celular ou computador. Se for na agência física da CAIXA, seguir as instruções dos funcionários
- No aplicativo ou no site, ir na aba “Saque-Aniversário do FGTS”, que aparece na página principal
- Para fazer a simulação de saque, você terá que ler e concordar com os termos e condições de uso e em seguida clicar na opção “Optar pelo saque-aniversário”.
Feito isso, o sistema da Caixa Econômica Federal vai permitir que você faça uma simulação de quanto irá receber pelo Saque Aniversário, tendo como base o saldo em conta.
Para saber a quantia que será liberada para retirada no Saque Aniversário, você precisa saber a soma do saldo de suas contas de FGTS.
Existem 7 faixas de pagamento que começam com trabalhadores com saldo a partir de R$ 500,00 e vai até quem tem acima de R$ 20.000,00.
Aproveite o Saque Aniversário FGTS com sabedoria e se gostou do nosso texto, compartilhe com seus amigos!
Acompanhe mais artigos sobre esse assunto no nosso blog!