Você sabe o que é a Taxa Selic e como ela afeta os investimentos?

Como essa taxa pode ser calculada e definida?

Entenda todas as informações sobre a Taxa Selic no decorrer desse artigo.

Taxa Selic: O que é?

A Taxa Selic foi criada em 1999 em um cenário de hiperinflação, a taxa possui valores diários definidos pelo Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central.

Isso porque a taxa possui influência direta no controle da inflação e é uma das principais estratégias econômicas para o controle desta.

Por ser a taxa básica de juros, ela consegue influenciar em outras taxas, como a de empréstimos e de financiamentos, além de impactar no consumo e nos investimentos.

Atualmente, os percentuais da taxa são divulgados a cada 45 dias e corresponde à taxa chamada Selic Meta.

Selic significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia, programa de compra e venda de títulos do Tesouro Nacional por instituições financeiras.

O governo arrecada dinheiro com empréstimos, através do Tesouro Nacional, a maioria deles são comprados por instituições financeiras.

Essas instituições financeiras, para obedecer uma regra do Banco Central, geralmente precisam pegar empréstimos entre si que costumam vencer em cerca de 24 horas.

Como garantia, eles utilizam títulos do tesouro nacional para realizar essas transações.

A taxa média diária dessas operações entre instituições financeiras equivale à taxa da Selic, geralmente essas operações são empréstimos que vencem em um dia.

Mas o índice Selic não possui importância apenas para transações entre instituições financeiras, mas também para a economia brasileira.

Ela é a taxa básica de juros do Brasil, por isso, influencia outras taxas, como a de empréstimos, financiamentos e rendimentos.

A meta de inflação no Brasil é cumprida caso a inflação acumulada anualmente esteja entre 2,5% a 5,5%, a taxa da Selic é um importante regulador dessa meta.

Para entender melhor como seus indicadores influenciam a economia, é preciso diferenciar a Taxa da Selic Over da Taxa da Selic Meta.

taxa selic

Taxas Selic Over e Meta?

Por que é necessário diferenciar a taxa da Selic em duas classificações?

Isso pode ser explicado pela forma como a taxa é calculada e divulgada.

A taxa da Selic Over corresponde à média diária das taxas de juros dos títulos públicos do tesouro nacional utilizados como garantia nas transações entre instituições financeiras.

Dessa forma, o seu valor é orgânico, não manipulado, e pode variar diariamente.

Ela não costuma ser abordada em jornais pois não é um parâmetro que seja de interesse público, ao contrário da taxa da Selic Meta, que veremos a seguir.

A cada 45 dias os jornais de cobertura nacional costumam divulgar o novo índice da taxa da Selic definido pelo Banco Central, a taxa que é divulgada corresponde à taxa da Selic Meta.

Para determinar seu valor, é preciso considerar diversos parâmetros da economia brasileira.

Os valores são definidos pelo Banco Central, uma vez que a economia é inconstante, para controlar a inflação, o mecanismo utilizado é aumentar, diminuir ou estabilizar a taxa da Selic de acordo com o interesse nacional.

Ao aumentar a Selic, o Banco Central tem como objetivo desacelerar a economia, o que controla a inflação por consequência.

Caso o objetivo seja aquecer a economia e estimular o poder de compra dos brasileiros, o Copam diminui a taxa da Selic, aumentando a inflação.

Quando a taxa da Selic aumenta, todas as outras taxas aumentam, empréstimos e financiamentos se tornam mais caros e consequentemente, o poder de compra da população diminui.

Elevar a Selic pode beneficiar investimentos de renda fixa, já que a remuneração é baseada em juros.

Como exemplo de investimentos de renda fixa, tem-se títulos públicos do governo federal, CDBs emitidos por bancos, debêntures e letras de crédito.

Paralelamente, quando a taxa da Selic diminui, por consequência esses investimentos são negativamente afetados.

Tesouro Selic é um título público cuja rentabilidade é diretamente proporcional à taxa da Selic, logo, se a taxa aumenta, o título é mais vantajoso para o investidor.

A poupança também é influenciada, afinal, o percentual de rendimento é definido a partir da taxa anual Selic.

Compartilhe este artigo com seus amigos para que a Taxa Selic e sua influência na economia brasileira seja mais discutida e conhecida.

Acompanhe mais artigos sobre esse assunto no nosso blog!